Receba nosso informativo:

EVENTOS

Curso de formação e aprofundamento em yoga

Quando: 16/03/2019 até 08/12/2019

Horário: 08:00

Telefone: (19) 99728-7678

Site: WWW.YOGAPRANAVA.COM

Estado: SP

Cidade: VINHEDO

FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO EM YOGA



de março de 2019 a dezembro de 2019



Este curso é destinado àqueles que desejam desenvolvimento pessoal, através do estudo e prática de Yoga.

Pode ser realizado como um curso profissionalizante ou como uma direção no caminho do auto-conhecimento e transformação pessoal.



O curso completo é composto por 10 módulos.

Módulo 1 - 16 e 17 de março
Módulo 2 - 27 e 28 de abril
Módulo 3 - 25 e 26 de maio
Módulo 4 - 16 e 16 de junho
Módulo 5 - 06 e 07 de julhO
Módulo 6 - 03 e 04 de agosto
Módulo 7 - 14 e 15 de setembro
​Módulo 8 - 19 e 20 de outubro
Módulo 9 - 09 e 10 de novembro
Módulo 10 - 07 e 08 de dezembro

Horários:


Sábados: das 09 às 18h

Domingos: das 08 às 17h

​Inscrições: yogapranava@hotmail.com OU WWW.YOGAPRANAVA.COM


PÚBLICO ALVO:

​Todo ser humano deseja ser feliz e eliminar o sofrimento. Tudo o que fazemos, as nossas escolhas em todas as áreas da nossa vida, tudo é movido pela vontade de encontrar a felicidade e fugir do sofrimento.

Os yogis antigos nos ensinam que para que consigamos alcançar esses objetivos, devemos conhecer a nós mesmos. O Yoga é tudo aquilo que vai ajudar você a alcançar o objetivo maior, o auto conhecimento e a liberação do sofrimento. Através do auto conhecimento profundo, aprendemos a melhor forma de lidarmos com a nossa mente descontrolada (que costumamos chamar de 'tagarela', pois não nos deixa em paz sem um segundo!), aprendemos a reconhecer com clareza tudo aquilo que sentimos, todos os impulsos das nossas reações, e desta forma aprendemos a modificar hábitos que nos conectam com baixas frequencias vibratórias. Elevando a frequencia vibratória, conseguimos atrair tudo aquilo que desejamos.



Este curso tem por base a tradição do Yoga e do Vedanta, e é destinado à todos aqueles que desejam aprender a entender e lidar com a mente, pois através de um entendimento e controle da nossa mente, conseguimos conduzir a nós mesmos e levar nossa mente ao objetivo mais alto que é a libertação do sofrimento (o aprender a lidar com o sofrimento com objetividade.) Essa é a grandeza de uma vida. Se eu consigo lidar com a minha mente, se consigo ter clareza do que sinto, do impulso das reações, do que sinto em cada momento e ter uma visão daquilo que sou, a vida está ganha! Não importa o que aconteça, porque tenho clareza, sanidade em qualquer situação.





ENTENDA UM POUCO MAIS:



As pessoas, em sua maioria, estão acostumadas a procurar a realização fora de si mesmas. O mundo atual nos faz acreditar que realizações externas podem nos dar aquilo que buscamos. Mas a cada desejo realizado, outro desejo nasce.

Esse ciclo interminável gera no ser humano a sensação de que sempre falta algo e de que ele precisa sempre de “algo mais”.

Passamos a vida nos esforçando para conseguir aquilo que supostamente precisamos. E desta forma, vivemos preocupados muito mais em ‘fazer’ em vez de ‘ser’.

É muito difícil encontrar um estado de tranquilidade em meio à tantas tarefas e obrigações. Parece ser impossível um momento em que a mente nos deixe em paz. Pensamentos e sentimentos invadem a nossa tela mental o tempo todo, e nos deixam atordoados, perdidos e esgotados. E só por meio da quietude é que podemos encontrar a verdadeira paz e alegria, impossíveis de serem encontradas de outra maneira.



Yoga é uma antiga ciência espiritual que oferece meios para calar a mente ‘tagarela’ e a inquietude do corpo, que nos impedem de saber quem realmente somos.



Através dos nossos limitados cinco sentidos, mantemos nossa atenção voltada para o exterior e acabamos obtendo respostas incompletas e falhas do que acontece conosco e ao nosso redor.

O que faz com que a atenção do ser humano, sempre voltada ao exterior, volte para o interior, dando entendimento para perguntas como: Quem sou eu? Por que nasci? O que devo fazer?



Patanjali em sua obra Yoga Sūtra, que estudaremos no curso, apresenta a ideia de que o homem deve controlar a sua mente. Ela é a causa de todo o sofrimento. É a mente descontrolada que nos faz acreditar sermos esse corpo físico temporário e perecível.

Nós nos idenficamos tanto com o corpo físico pois é ele que nos acompanha desde que nascemos. A alma está aprisionada no corpo físico, impedida de se manifestar. Neste sentido entendemos que a atenção prolongada em determinado objeto, faz com que o homem se identifique tanto com o alvo que observa, que ele acredita ser aquilo. Fixando a atenção no exterior, em māyā, o homem torna-se confuso e longe de atma, a alma, que é sua verdadeira realidade. Voltando a atenção para o interior, acalmando os pensamentos progressivamente, até que eles se tornem serenos como um lago, a lama que deixa a água turva, se assenta no fundo, e o homem contempla sua própria natureza, ātmā.



Isso é alcançado com a prática das técnicas apresentadas pelos grandes sábios, essencialmente a meditação silenciosa, que aprenderemos neste curso.

O Yoga não pede a fé cega, mas convida o praticante a testar e conhecer por si mesmo os efeitos da prática.

Através de uma vida de Yoga, chega-se ao conhecimento de QUEM EU SOU. Passamos a entender que somos uma onda do grande oceano divino, ou seja, somos parte do Criador, perfeitos e realizados.



MAIS SOBRE O CURSO:


O Curso de Formação e Aprofundamento em Yoga ministrado pelo Centro de Estudos de Yoga Pranava, metodologia desenvolvida por Juliana e Victor através de mais de 17 anos de prática e estudo de Yoga, une a base teórica e a prática do Yoga.

Muitas pessoas nos perguntam se é possível um estilo de vida yogi em meio à loucura da vida moderna. Nossa resposta é que é possível ser um yogi ocidental do mundo atual sim! Mas, como toda prática, é necessário dedicação e disciplina. A primeira imagem que vem à cabeça quando ouvimos a palavra yogi é de um ser desapegado, vestido apenas com um tecido, que passa o dia todo meditando, fazendo pranayamas ou qualquer outra prática de Yoga... e que esse ser tão diferente vive na floresta, se alimentando somente de frutas ou de prana e talvez levitando em uma caverna nos Himalaias na Índia! Mas esse estereótipo do yogi foi só uma brincadeira! Não que ele não exista, mas atualmente existem muitos yogis modernos, e você pode levar uma vida de Yoga, exatamente no lugar onde se encontra agora!



Durante muito tempo, acreditou-se que Yoga não era para Ocidentais. Paramahansa Yogananda, um grande yogi que dedicou sua vida à divulgação do Yoga no ocidente, inicialmente nos Estados Unidos, enfrentou um grande preconceito ao tentar formar yogis ocidentais em 1920! Mas de lá pra cá e com esse trabalho intenso de Yoganandaji e outros yogis, o Ocidente passou a ter acesso ao Yoga. Sri Yogananda dizia que Yoga não é só pra indianos, assim como o telefone não é só para os ocidentais! Não é porque o Yoga foi criado lá que não possa ser praticado aqui e não é porque o telefone foi criado no Ocidente que não pode ser usado na Índia!
Mas, podemos praticar Yoga e viver uma vida comum?
No clássico texto Bhagavad Gita, Bhagavan Krishna diz que sim. O yogi pode e deve continuar suas atividades onde ele se encontre. Mas, seguindo algumas observações importantes para que a transformação pessoal aconteça naturalmente. Toda prática de Yoga traz bons resultados, mas se continuarmos a criar maus karmas, jamais sairemos desta roda de samsara (ciclo de reencarnações)...



Enfim, o objetivo deste curso é fazer com que você se apaixone pelo Yoga. Que a pequena faísca que existe em você, se torne uma grande fogueira de amor pelo Yoga.
Se você procurou este curso, é porque provavelmente já teve contato com Yoga em outras encarnações. Talvez seu objetivo seja lecionar Yoga, ou apenas incorporar suas técnicas sagradas em sua vida. Em qualquer um dos casos, garantimos que quanto mais se aprofundar, mais amor brotará!


Desejamos que muitas pessoas se tornem autênticos yogis: aqueles que respeitam a si mesmos, o outro e o mundo todo e que sabem que somos todos um, ondas de um único Sagrado Oceano Cósmico.


PROGRAMA TEÓRICO E PRÁTICO

​​

Yoga: a ciência sagrada

História do Yoga, origem, tipos e escolas

Estudos das escrituras: Yoga Sutra de Patanjali, Bhagavad Gita, Hatha Yoga Pradipika e Upanishads

Mantras sagrados: estudo e recitação

Sânscrito: aula com o renomado Mestre Roberto Martins - alfabeto, pronúncia, treinamento de escrita

Anatomia humana: estudo dos ossos e músculos

Anatomia sutil: koshas, chakras e nadís

Pránáyáma: respiratórios que expandem a energia vital

Meditação Raja Yoga: como se tornar um raja yogi e incorporar a meditação na sua vida.

Shatkarma: métodos de purificação do Yoga

Yoganidra: o sono do Yoga

Mudrás: gestos de poder - aula com a renomada professora Flávia Bianchini

Sankalpa: como alcançar objetivos

Surya Namaskar: saudação ao sol e suas variações

Chandra Namaskar: saudação à lua e suas variações

Estudo dos ásanas e variações

Vinyasa Yoga: respiração ujjaiy, bandhas e drishtis

Alinhamentos, correções e ajustes nos ásanas

Iyengar Yoga: asanas e alinhamentos com auxilio dos props (cintas, kuruntas, bolsters, blocos e cobertores)

Princípios e fundamentos do Ayurveda - A ciência da longa vida: como criar uma rotina diária ayurvedica

Alimentação yogi

Gurus auto-realizados - Gurus da nossa linhagem de Kriya e Raja Yoga.

O que é Kriya Yoga e seus benefícios.

Vedanta e o Yoga

Orações e afirmações yogis



OPCIONAL PARA QUEM DESEJA A FORMAÇÃO COMO PROFESSOR DE YOGA:

​​

Os componentes de uma aula de Yoga

Planos de aulas e cursos

Didática de ensino: ásana, pránáyáma, yoganidra, meditação, mantras e visualizações

Ética do professor de Yoga

Trabalhando com Yoga



* O programa do curso será cumprido total ou parcialmente, em função do grau de aproveitamento da turma.



MATERIAL DE ESTUDO:



No Primeiro Módulo todos os alunos receberão camiseta do curso, bem como apostilas e materiais impressos.

Aqueles que finalizarem o curso, receberão, além do certificado de conclusão do curso (de Aprofundamento ou de Formação), um kit de Yoga, contendo livros renomados.



FORMATO DO CURSO:



O curso possui 10 módulos,

Ao todo o curso soma mais de 200 horas aula, incluindo estágio (para aqueles que desejam a formação como professores). O participante pode começaro curso por qualquer um dos módulos, mas obterá o certificado apenas após a conclusão de 85% de frequencia.



AVALIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:



Durante o curso, o aluno que deseja a formação como professor será avaliado e deverá realizar um trabalho de conclusão de curso, bem como estágio de 20 horas. Os alunos interessados no aprofundamento em Yoga, precisam apenas frequentar as aulas, sendo opcional a entrega do trabalho.

O aluno com o objetivo de se tornar professor de Yoga, que não for aprovado no curso receberá um certificado de Aprofundamento em Yoga e não receberá Certificado de Professor de Yoga.