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ARTIGOS

Asana ou Alongamento?

Instrutor: Ciro Castro

O quadragesimo sexto aforismo do Sadhana Pada do Yoga Sutra de Patanjali nao deixa duvidas — asana, ou seja, o assento, deve ser firme (sthira) e confortavel (sukham). Encontrando-se em qualquer um deles, seja em um simples paschimottanasana ou em qualquer outro considerado mais delicado, como o setubandhasana, a atitude interna de um praticante consciente deve ser sempre a mesma: conforto e estabilidade.

Não e segredo a quase ninguem que o objetivo das praticas de yoga consiste em levar seu praticante ao estado sutil de meditacao, e atraves dela atingir niveis cada vez mais intensos e profundos desamadih, libertacao ou mesmo uniao a energia eteria. Porem, para se conseguir exito em meditacao e necessario ficar por um longo tempo, muitas vezes horas, numa postura imovel. Mas quando um iniciante senta para meditar ele logo percebe a dificuldade em permanecer quieto. Dores musculares, agitacao mental, ansiedade, são apenas alguns dos obstaculos encontrados. A tradicao do Yoga afirma que esses obstaculos advem de toxinas acumuladas no corpo fisico, emocional e mental — toxinas adquiridas pela alimentacao errada, por pensamentos e atitudes pouco construtivas.

Entao como conseguir um corpo estavel e tranquilo? O Hatha Yoga surgiu como um metodo para solucionar este problema. Trabalhando corpo e mente em diversas posturas, e desta forma limpando o organismo de impurezas, com o tempo fica facil sentar e meditar com propriedade. Swami Satchidananda comenta: “A fim de conseguirmos tal postura meditativa, podemos exercitar muitas poses culturalmente adotadas como preliminares. Eis por que foi criado o Hatha Yoga” ( comentarios do Yoga Sutra — pag. 156).

Desta forma, não importa muito a modalidade ou estilo de Hatha Yoga que o praticante escolheu como sua pratica pessoal. Seja ele baseado em sequencias intensas de asana como o Ashtanga Vinyasa e Power Yoga, ou mesmo outras praticas com menos intensidade e longas permanencias, o objetivo sera sempre o mesmo: preparar o corpo para os proximos membros do Ashtanga Yoga descrito por Patanjali. Com o corpo flexivel livre de toxinas, com a mente focada livre de grandes vacilacoes, tem-se o dominio da postura, do assento e assim se estara pronto para experimentar os beneficios da concentracao intensa e depois da meditacao propriamente dita, adquirindo-se desta maneira uma atitude firme, livre das confusoes geradas por dualidades. Em seu comentario Desikachar afirma: “Praticas como a de asana comecam a corrigir as consequencias prejudiciais dos obstaculos no nivel do corpo. O bem-estar assim desenvolvido nos abre para a possibilidade de uma maior compreensao sobre nos mesmos” (O Coracao do Yoga pag. 264/265).


Asana não e um fim em si mesmo. As posturas do Yoga, tao difundidas por sua beleza plastica, não fazem parte de um sistema de ginastica indiano, ou de algum tipo de campeonato de alongamento. Fazem sim, parte de um sistema milenar passado de mestre para dissipulo que visa levar seu aspirante a estados de conciencia mais requintados, tornando-o tranquilo, disciplinado e, finalmente, impavido.

Instrutor: Ciro Castro