Receba nosso informativo:

ARTIGOS

Porque desistimos de meditar?

Instrutor: Fernando Meyer Tavares

A essa altura você já está convencido da importância da meditação, mas por muitas vezes se pergunta se é possível chegar em casa e prestar atenção na respiração após um dia de trabalho completamente extenuante!

Relaxar é um pré requisito importante para quem deseja meditar. Sem um estado de quietude (adquirida no relaxamento) fica um pouco mais difícil meditar. ( e ai acaba-se desistindo da meditação...)

Assim, antes de entrar na meditação, reserve alguns minutinhos para relaxar. Aqui vai algumas dicas para relaxar antes da meditação:

1. Alongamentos com flexão do tronco para a frente ajudam a acalmar. ( ex: postura da pinça).

2. Praticar o body scan por alguns minutos (a ideia aqui é deitar-se e aos poucos ir levando a sua atenção as partes do seu corpo. Existem meditações guiadas que podem ajudar neste processo. Exemplo: Leve sua atenção a perna direita, a perna esquerda......joelho direito, esquerdo....etc)

3. Perceber como está a sua respiração. (coloque a sua mão no abdômen e sinta como está a entrada e a saída do ar. Perceba se a respiração está abdominal.)

4. Postura da semente. (Sente-se com as nádegas sobre os calcanhares. Inspire e ao expirar leve a testa ao solo, mantendo a coluna vertebral relaxada, descansando sobre as pernas. Braços soltos ao longo do corpo mantendo os ombros relaxados e a face descontraída. Respiração livre. Para retornar, desenrole a coluna lentamente até sentar sobre os calcanhares novamente)

Coloquei aqui uma parte de uma fala minha publicada no Jornal o Globo para ilustrar melhor o que quero dizer sobre relaxar para depois meditar:

- As sessões ocorrem às sextas-feiras, com 15 minutos de duração. Os dez primeiros são para "desligar as pessoas do ambiente de trabalho". Passo técnicas básicas de respiração (pranayamas), de movimentos (asanas) e exercícios de concentração, como tatear uma pedra (com os olhos fechados). Tudo para levá-los a um "estado de presença" - relata ele. - Nos últimos cinco minutos, acontece a meditação em si. Nessa etapa, os participantes já estão mais presentes e começam a meditar.Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/empresas-apostam-na-meditacao-para-aumentar-produtividade-20771100#ixzz5M67ctnGH

Meditar é preciso. Porém antes de meditar, precisamos relaxar!

Namastê-lo.

Instrutor: Fernando Meyer